sexta-feira, 24 de maio de 2019

Atitude Marcial

(Palestra de Mestre Senior Julio Camacho, UFRJ)

Em 2017 tive a portunidade de assistir a uma palestra ministrada por Si Fu, Mestre Senior Júlio Camacho na UFRJ. Foi inspirador observar Si Fu usando suas habilidades em um ambiente diferente dos que estava acostumado a presenciar.


(Patriarca Moy Yat e Mestre Senior Julio Camacho, EUA)

 Certa vez Si Fu me contou que patriarca Moy Yat costumava praticar 24h por dia, vendo minha cara de espanto ele explicou:
"Sitaai gung era Si Fu em todos os momentos do dia, não somente quando usava sua roupa de prática ou quando estava em sua sala de treino, para ele ser Si Fu era em todas as situações ter uma atitude marcial." Entendi o que Si Fu quis dizer, mas ainda faltava algo.


(UFRj, 2017)

Ao fim da dita palestra, Si Fu pediu que todos os alunos fizessem comentários do que haviam aprendido; uma das alunas visivelmente tímida fez seu comentário muito baixinho, Si Fu levantou e se dirigiu até a moça para o fim de ouvir melhor o que ela tinha a dizer. Entendi que se ele pedisse que ela repetisse ela poderia se constranger e não falar mais nada, ou, caso repetisse, poderia ser mais uma vez em tom de voz baixo; quando Si Fu se aproxima ele tem mais que uma atitude de cuidado já que desta vez a moça pode falar em seu tom de voz sem dificuldades, seu gesto garantiu que seu objetivo seja cumprido. A partir desta experiência pude entender que tomar atitudes que facilitem ou garantam o cumprimento de meus objetivos é uma atitude marcial. Acho que a partir daí a história que Si Fu me contou fez mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário