sábado, 18 de maio de 2019

Uma lente Kung Fu

(Cerimônia de acesso ao domínio Baat Jaam Do, 2017)

O Ving Tsun, por diversas vezes, é difícil de ser apreendido, cada técnica de combate ainda que simbólico, nos propõe uma experiência marcial real.

(Estudo de Siu Nin Tau, 2008)

Todas as pessoas que nos procuram já possuem experiências significativas de vida, e suas próprias ideias do que vem a ser um combate, o que dificulta a proposta de olhar para a experiência através de uma “lente” Kung Fu.

Lembro-me que quando comecei a praticar minha perspectiva era ser o “melhor lutador", na época era importante para mim a ideia de que eu seria capaz de vencer qualquer pessoa em combate, não me lembro porquê, mas naqueles tempos eu entendia que vencer seria golpear meus adversários e sair ileso.

 Esta perspectiva mudou quando eu ouvi Si Fu, Mestre Senior Júlio Camacho dizer que luta diz respeito a dois momentos: golpear e ser golpeado e para começar a desenvolver a habilidade de lutar começamos por ser golpeado. Hoje para mim isto faz todo sentido.

(Si Fu, Mestre Senior Júlio Camacho e eu, 2018)

 O que mudou meu entendimento de luta são 3 perspectivas que Si Fu não cansa de repetir:

A primeira diz respeito a obedecer, aceitar, aderir. Somente aceitando plenamente com uma escuta livre de julgamentos, neste caso, usando o braço como ferramenta para “ouvir”, e sem uma recusa inicial temos acesso a toda a proposição.


A segunda diz respeito a destrinchar o que foi aceito, analisar, quebrar em partes, questionar inteligentemente questionar, aproveitando-se efetivamente do que foi proposto; tecnicamente, este é o momento que entendemos como usar o que nos foi oferecido, neste caso o soco.


Por fim, a terceira, diretamente associada a uma nova proposição, derivada do que foi inicialmente colocado e extraindo deste todo o potencial imanente, esta etapa final de proposição pressupõe uma enorme capacidade de transmutação; neste momento a força do meu oponente que era uma ameaça é usada em meu favor.
Nem sempre cada momento está claro para mim, mas quando percebo em que etapa estou o golpe se torna consequência. O mais bacana é que como Si Fu diz, está maneira de entender a luta pode servir para entender qualquer coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário