sábado, 13 de julho de 2019

Preço e Valor

(Grão-Mestre Leo Imamura, Doutora Vanise Imamura e Mestre Sênior Julio Camacho)


Certa vez Si Fu me chamou a atenção por conta de uns cartões de membros que enviei por e-mail. O motivo da bronca foi a ausência de informações básicas como nome e núcleo de origem. O desgaste por conta desses cartões já ocorria há meses. No início, o problema era o não envio dos cartões. Não pude deixar de pensar que havia feito o que era para fazer; na minha cabeça, não havia justificativa para mais essa bronca. Em meio à chamada de atenção, ele contou uma historia:

Contou que estava em um restaurante, e enquanto aguardava ser atendido, percebeu que o local não estava cheio, mas a atendente estava com dificuldade de anotar os pedidos e ainda não estava perto da mesa do Si Fu. Ele se dirigiu até ela e pediu o que queria, a atendente anotou o pedido e o deixou em cima do balcão. Em seguida, foi chamada por um outro cliente, mais uma vez anotou o pedido e o deixou no balcão, em cima do pedido do Si Fu. No fim, o pedido do segundo cliente chegou antes do pedido do Si Fu.



(Placa indicativa de qualificação — Jiu Paai)


  • Em paralelo, Si Fu usou como exemplo um Jiu Paai e um aparelho de TV de última geração: a rigor, o televisor vale mais que a placa ancestral, mas somente enquanto é de última geração. No caso do Jiu Paai, quanto mais o tempo passa, mais é agregado valor a ele. Portanto, no Kung Fu não se é observado o preço, mas sim o valor.



(Mestre Sênior Julio Camacho, Núcleo Barra)


Acho que a partir desse momento entendi o que Si Fu queria dizer. A atendente do restaurante e eu estávamos fazendo o que havia sido pedido: ela, atender os clientes, e eu, enviar as fotos. Contudo, nenhum dos dois estava preocupado em entender qual o melhor jeito de realizar a tarefa.

Talvez esta senhora do restaurante esteja preocupada apenas com o preço, ou seja, o salário que vai ganhar no fim do mês. É possível que tal qual o televisor, em algum momento, ela seja dispensada. Eu, que por sorte tenho um Si Fu, tive a oportunidade de aprender com nossos erros. Agora, cabe a mim valorizar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário